A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.
Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
1- Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.

2- Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).
3- Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
4- Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitaminas C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
5- Como sobremesa dê preferência para as frutas.
6- Procure beber água nos intervalos das refeições.
Consulte um Nutricionista!
Parabéns pelo blog. Um assunto de muita relevância e muito prevalente no dia a dia dos consultórios. Reforço a informação postada por você: uma alimentação variada, equilibrada e com fontes diversas (animal e/ ou vegetal) previne doenças de uma maneira eficaz. Abraço, Ronaldo Damásio.
ResponderExcluir